domingo, 22 de maio de 2011

Toques da Capoeira Regional de Mestre Bimba


Toques da Capoeira Regional de Mestre Bimba

Iúna


É usado apenas para o jogo dos mestres. Neste toque, aluno é plateia, não joga nem bate palmas, jogam apenas os mestres e contra-mestres e algum instrutor, professor ou aluno graduado se, por ventura, seu mestre autorizar e lhe ceder a vez de jogar. No toque de Iúna não há canto.
 

Amazonas


É o toque festivo, usado para saudar mestres visitantes de outros lugares e seus respectivos alunos. É usado em baptizados e encontros.



Cavalaria

É o toque de alerta máximo ao capoeirista. É usado para avisar o perigo no jogo, a violência e a discórdia na roda. Na época da escravidão, era usada para avisar aos negros capoeiras da chegada do feitor e na República, quando a capoeira foi proibida, os capoeiristas usavam a "cavalaria" para chegar da chegada da polícia montada, ou seja, da cavalaria.



Santa Maria

É o toque usado quando o jogador coloca a navalha no pé ou na mão. Incentiva o jogo mas não a violência.



Banguela

É o mais lento toque de capoeira regional, usado para acalmar os ânimos dos jogadores quando o combate aperta.



Idalina

É um toque lento, mas de batida forte, que também é usado para o jogo de faca ou facão.



São Bento Grande de Bimba (Regional)

Como o nome já diz, é o toque de Bimba, pois é um tipo de variação diferente que mestre Bimba criou em cima do toque original de São Bento Grande.

2 comentários:

  1. "Idalina - É um toque lento, mas de batida forte, que também é usado para o jogo de faca ou facão."... na boa, antes de vcs postarem essas coisas , no mínimo vcs deveriam fazer uma pesquisa básica aqui na Bahia, aliás poderiam perguntar diretamente ao próprio filho do seu Bimba, o mestre Neneu sobre essas informações..... Vcs estão de brincadeira Idalina "jogo de faca ou facão" kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Keith Titanium - Tith Titanium - The Classic Home
    Keith Titanium is an titanium canteen innovative home of ultra-fast modern electronics 2016 ford focus titanium products. In addition to providing outstanding quality titanium easy flux 125 components, its components are  tube supplier Rating: 4 · ‎2 votes titanium scooter bars

    ResponderExcluir