domingo, 22 de maio de 2011

Mestre Paulão ( Grupo Muzenza )


Paulo Sergio da Silva, Mestre Paulão, nascido aos 16 dias do mês de junho de 1955, na cidade do Rio de Janeiro
Foi iniciado na capoeira pelo seu irmão, Mestre Mintirinha, na década de 60, aos oito anos de idade na rua Ozéas Mota , nº41 casa 3 em Bonsucesso, prosseguindo seu aprendizado na Academia Milton Ribeiro em Olaria e no Clube Santo Antônio de Ramos. Foi reconhecido como Mestre de capoeira na década de setenta.
Mestre Paulão é um dos principais arquitetos da capoeira contemporânea, pois com seu alto nível de entendimento , colocou um de seus melhores alunos , o Mestre Burguês, no Estado do Paraná, obtendo com isso a hegemonia dos estados do sul do Brasil.
O Mestre é formado em Direito, é Militar da reserva remunerada no posto de Capitão de Corveta do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.
O Mestre foi agraciado com várias medalhas, dentre as quais destaco:
- Medalha Mérito Marinheiro com passador de Bronze e com Passador de Prata alcançadas em 09/06/1983 e 05/06/1993.
- Medalha do Mérito Pedro Ernesto em 18/04/1997
- Medalha do Mérito Tiradentes na Assembléia Legislativa do estado do Rio de Janeiro, em 27/05/1998.
Com várias participações desportivas desde 1971, destaco algumas de suma importância:
- Exibição de Capoeira no Centro de Cultura Física Regional da Bahia, na Rua Barreto Muniz, nº 1 - 1º andar – Terreiro de Jesus ( Academia do saudoso Mestre Bimba), em 1974, Salvador Bahia.
- Visita ao Mestre Pastinha, como componente do Grupo ADOC de Capoeira, representando o Rio de Janeiro em 1974, Salvador Bahia.
- Exibição de Capoeira para a Academia de Polícia Militar da Bahia, 1974, representando a Capoeira do Rio de Janeiro.
- Demonstração de Capoeira no 9º Batalhão de Polícia Militar do Rio de Janeiro em 1976.
- Exibição no Museu de Arte e Tradições Populares, que apresentou a sua nova Diretoria da Federação Carioca de Pugilismo, à Capoeira do Grande Rio.
- Várias exibições na Divisão Anfíbia do Corpo de Fuzileiros Navais, na década de 70.
- Assíduo freqüentador da lendária e histórica roda da Central do Brasil, considerada uma das páginas históricas da Capoeira do Estado do Rio de Janeiro, do Brasil e do Mundo.
- Assíduo freqüentador da lendária e histórica roda de Capoeira de Nossa Senhora da Penha, considerada uma das maiores demonstrações de fé, dos Capoeiras do Rio de Janeiro.
- Assíduo freqüentador das rodas de Capoeira domingueira de Mestre Zé Pedro, a Guaiamum Nagô, em Bonsucesso, considerado nos anos 70, como um dos maiores pontos de encontro de capoeiristas do Rio de Janeiro, do Brasil e do Mundo.
- Assíduo freqüentador da roda de Capoeira de Mestre Arthur Emídio no bairro de Higienópolis, nas décadas de 60/70.
- Participante ativo do movimento de reconhecimento da Capoeira como luta marcial genuína,mente brasileira, realizado no Rio de Janeiro em 1972/1973, onde nasceram os cordéis com as cores da nossa querida Bandeira do Brasil, onde o verde era o iniciante, o verde amarelo era graduado, o amarelo era o guerreiro, o amarelo azul era o respeitado, o azul o Professor, o verde amarelo azul o Contramestre, o verde e branco o Mestre , o amarelo e branco o Mestre em 2º grau, o azul e branco o Mestre em terceiro grau e o Branco só era usado por Mestres com mais de Trinta anos de Mestrado e não isso que hora é apresentado.
- Participou de várias rodas de Capoeira do Grupo Senzala, no bairro do Cosme Velho.
- Participou de várias exibições de Capoeira e Batizados na Academia de Mestre Paulo Gomes em São Paulo.
O Mestre participou de inúmeras apresentações de Capoeira que se eu for enumerar, acho que não caberá nesta página.
Em prosa e versos, o seu aluno, o Mestre Burguês, fez inúmeras homenagens ao seu Mestre Paulão em mais de trinta trabalhos, entre livros e discos, por ele realizados a frente do Grupo Muzenza de Capoeira.
O Mestre também foi exaltado em um dos trabalhos mais significativos da história da Capoeira, “ O PULO DO GATO “ de Mestre Mintirinha.
Mestre Paulão formou três Mestres de Capoeira, que são :
- Mestre Burguês,
- Mestre Fernando,
- Mestre Paulinho Suam.

Um comentário: